Informações sobre a assembléia realizada em Furnas hoje às 12h

Posted: August 28, 2015 in Uncategorized

Foi realizada assembleia em frente a Furnas, na Rua Mena Barreto, hoje (28/08) às 12h conforme havia sido deliberado e agendado na assembleia de 25/08, pois haveria necessidade de ser debatido o resultado da reunião de ontem, que foi desmarcada unilateralmente pela empresa. A assembleia foi legitimada pela presença de Luís Fernando (SINTERGIA/ASEF) e Jordan (ASEF) no local e pela sua aprovação na assembleia anterior. Continua sendo notadamente percebida ausência da maioria dos representantes sindicais que continuam se isolando da classe trabalhadora.

Os próprios trabalhadores conduziram a assembleia, auxiliados pelos representantes no local. Foram dados informes dos acontecimentos pelo país, onde em algumas áreas o indicativo de greve foi suspenso devido a reunião de conciliação e da judicialização pouco justificada por parte da empresa, que aposta numa resolução judicial que a favoreça e com isso abandona a negociação ainda no inicío, visto que a proposta além de muito inferior, só foi apresentada na terceira rodada de negociação. Foi informado também que os representantes que estiveram no RJ insistiram na reunião que acabou acontecendo de forma informal, visto que havia sido desmarcada. Mesmo assim a empresa continuou irredutível em apresentar novos avanços e continuou a criticar dizendo que a situação econômica estaria difícil e que de qualquer forma não havia mais a possibilidade de voltar atrás na marcação da conciliação com o juiz. Os trabalhadores expressaram seu descontentamento de como tudo está sendo conduzido, das informações desencontradas, da falta de informação e representação do sindicato e da ausência do mesmo em diversas ocasiões.

Alguns trabalhadores apresentaram encaminhamentos para serem votados.

– O primeiro encaminhamento seria para suspensão da paralisação na terça feira e assembleia nesse mesmo dia (01/09) em Furnas às 12h para explanação dos acontecimentos da Conciliação com o juiz no dia anterior (31/08), para encaminhamentos e votação para a realização da greve nas 48h restantes conforme marcado no indicativo ou da suspensão total da paralisação, dependendo do resultado da conciliação. Caso seja necessário poderá ser deliberado nova assembleia para quarta feira (02/09) ou por assembleia permanente, caso a conciliação se estenda por mais de um dia.

– O segundo encaminhamento seria para a manutenção do indicativo de greve de 72h à partir de 01/08 conforme aprovado na assembleia do dia 25/08, com assembleias permanentes nos 3 dias.

Foi aprovado o primeiro encaminhamento por grande maioria, não houve abstenções.

Também foi solicitado em assembleia para que as próximas plenárias/assembleias a serem realizadas em Furnas sejam  realizadas na área maior da calçada, onde há sombra ou que seja solicitado pelo sindicato a autorização para a utilização da área de estacionamento externa. Também foi solicitado que se traga equipamento de som adequado para as próximas plenárias/assembleias para facilitar a organização da palavra e possibilitar que todos escutem corretamente o que está sendo debatido.

De acordo com o descrito, fica suspensa a paralisação na terça-feira (01/08) e está marcada Assembleia para informes, encaminhamento e deliberação para a própria terça às 12h em Furnas.

Resta aguardar o comunicado oficial dos nossos representantes.

image

Comments
  1. companheiro says:

    ue os companheiros de furnas ja deram pra trás na greve isso e absurdo mostra desuniao da categoria acho que a greve deveria sido mantida pois assim foi a vontade dos trabalhadores sem uniao nao a vitoria mais uma vez furnas rachou a categoria absurdo fiquem com Deus abracos e Jesus no coracao paz

    • PilCrow says:

      Primeiro ponto, os trabalhadores de Furnas foram os primeiros a exigir que a votação se mantivesse unificada, mas alguns representantes sindicais tiverem a postura autoritária de cada um na sua base, se Furnas está fazendo as suas escolhas, não é por sua preferência, mas porque todos os outros debandaram.
      Não os trabalhadores, mas os sindicalistas.

      Segundo, os trabalhadores não voltaram atrás na greve, se informe, pelo país diversas empresas estão revendo a decisão devido a Conciliação marcada para segunda, para só então tomar novas decisões de prosseguimento.

      Terceiro, a convocação feita para a assembléia do dia 25/08 foi para a base RJ e não apenas para Furnas, mas novamente os representantes sindicais optaram por não comparecer e impediram suas empresas de fazer o mesmo, portanto o que ficou decidido naquela assembléia era a paralisação a partir de terça, ou seja, já não haveria paralisação na segunda, o que para realidade da base RJ é o mais lógico.

      E por último, a paralisação não foi cancelada, apenas suspensa no dia de terça feira, para que haja analise dos resultados da conciliação de segunda e então decidido os próximos dias.

      Se está havendo algum tipo de racha, desencontro, desalinho, falta de informações, isso é por parte dos representantes, que não se entendem nem entre si e passam informações irregulares e contraditórias.

      Se informe melhor.
      Fique com Deus, abraços e Jesus no coração, paz pra você também.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s