Furnas delibera pela ratificação da paralisação agendada.

Posted: September 1, 2015 in Uncategorized

Assembléia realizada em Furnas hoje (01/09) às 12h para informes e ratificação da paralisação agendada em 25/08.

O sindicato informou aos presentes que não há proposta formal, pois a empresa, embora tenha levado para mediação, comunicou que seria necessário levar para avaliação do DEST.
Também informou que haviam sido oferecidos 2% de adiantamento da inflação em janeiro de 2016, mas que queriam amarrar isso à um acordo de 2 anos, mas como havia a exigência de 1 ano, eles retiraram. Conforme palavras do sindicato, seria loucura assinar por 2 anos na situação atual e imprevisível do país.
Outra informação é a de que o juiz iria abonar as paralisações que acontecessem até sexta feira (04/09) e que o indicativo do CNE é de que todos realizem até o fim as greves já agendadas. Primeiro para demonstrar união da classe e segundo para pressionar a empresa a buscar a apresentação de uma proposta o mais rapidamente possível, pois não há garantia ou oficialidade de nenhum termo da mediação até o momento.
Questionou se alguém teria alguma dúvida sobre os termos da proposta de mediação e abriu para votação da ratificação da paralisação de quarta (02/09) e quinta (03/09), o que foi aprovado pela grande maioria dos presentes na assembleia.

Portanto, HAVERÁ PARALISAÇÃO nos dias 2 e 3 de setembro, assim como assembleia permanente todos os dias para informes.

O sindicato convoca os trabalhadores para ajudar e participar dos comitês de convencimento. Nesses dias venha até o portão e se junte ao sindicato, a luta é  pelo nosso futuro e da nossa empresa.

image

Comments
  1. Jonas says:

    Discordo da posição assumida por Furnas. Uma andorinha só não faz verão, companheiros! Não adianta querer ser mais realista que o rei. Se as demais empresas votaram pela paralisação a partir de 31/08, por que aprovas paralisação em dias diferentes. Agindo assim só vão criar cada vez mais discórdia entre os próprios trabalhadores.

    • PilCrow says:

      Jonas, a história que lhe contaram não condiz com a verdade e é o que alguns representantes sindicais tem feito, a revelia tem ido as suas empresas e plantado a discórdia, quando na verdade são eles que estão rachando a base.
      Primeiro, a convocação para votação da base RJ foi rachada pela decisão individual de alguns representantes sindicais, não houve oportunidade de uma discussão da base para traçar a estratégia do grupo em uma assembléia com Eletrobras, Furnas, Eletronuclear e Cepel, como é feito em toda negociação. A convocação feita pelo Sintergia chamava a todas as empresas para deliberação em sua sede, mas somente Furnas compareceu e foi pega de surpresa exatamente por causa da atitude unilateral, autoritária e individualista de alguns representantes que levaram as suas empresas a votar separadamente. Ao chegar ao local, não foi apresentada outra opção aos trabalhadores que compareceram, foi imposto, esses representantes sequer estiveram no local para prestar esclarecimentos como é de sua responsabilidade.
      Segundo, a realidade de Furnas é diferente da realidade do resto do país, uma paralisação iniciada na segunda feira, não tem um efeito positivo como em outros lugares, devido a isso a decisão foi diferente. Injusto julgar quando na PLR foram exatamente os trabalhadores de Furnas a sustentar a greve por mais tempo em favor de toda a classe, visto que foi daí que se conseguiu abonar quase que a totalidade dos dias de greve, indo para a negociação salarial sem ter tantos dias para ser pressionando, uma vantagem vital para essa negociação.
      Não caia no jogo desses representantes que para atender aos seus desejos individuais passam de empresa em empresa jogando trabalhador contra trabalhador… juntos somos mais fortes e eles sabem disso.

  2. Maurício says:

    Trabalhamos em área regional no RJ e fomos convocados novamente pelo gerente para trabalharmos na greve, uma vez que o local é distante e não existe piquete ou qualquer representante do sindicato na porta da empresa, somos pressionados a não aderir a greve!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s